quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Prefeitura apoia evento estudantil


Iniciou-se ontem, o I Congresso Estudantil de Upanema, promovido pelo Grêmio Estudantil Aldo Felinto, do colégio Calazans Freire. O evento teve o apoio da Prefeitura de Upanema, através das secretarias municipais de Educação, Agricultura, Turismo e Comunicação.
Os estudantes lotaram as dependências do Centro de Convenções, mostrando sua força e satisfação com o evento. O presidente do Grêmio Estudantil, Edinael Castro, expressou sua alegria e agradecimento há todos que colaboraram para o sucesso do evento. Edinael fez questão de agradecer o apoio dado pela prefeita Maristela Freire ao evento.
A prefeita Maristela Freire também parabenizou os estudantes e reforçou que a sua administração apoia eventos como esse, que servem para conscientizar os jovens a respeito dos seus direitos e deveres.
O palestrante da noite, professor Dário Alessandro, falou da sua experiência em congressos e militância estudantil. “Sou de uma época em que os alunos lutavam pelo direito de falar e ser ouvido pelos políticos. Hoje, fico feliz em ver uma prefeita participar e apoiar um evento como esse,” afirmou.  Dário disse que as lutas são diferentes, pois conquistas foram alcançadas, como a liberdade de expressão. A luta hoje é outra: melhor qualidade na educação.
FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Prefeitura inicia pagamento hoje


A prefeitura começa hoje, dia 24 de agosto, a pagar os vencimentos dos funcionários municipais referente ao mesmo mês. O pagamento será dividido em três etapas. Hoje recebem os funcionários das secretarias de Finanças, Administração, Turismo e Comunicação, Ação Social, Gabinete da Prefeita, Agentes de Saúde, FUNDEB 40%, FUNDEB Educação Infantil, FUNDEB EJA.

Amanhã, dia 25 de agosto, receberão os funcionários da Secretaria de Obras, Auxiliares de Enfermagem do PSF e funcionários da Secretaria de Saúde.

No dia 30 de agosto, está previsto o pagamento dos funcionários do FUNDEB 60%, Unidade Mista de Saúde, Secretaria de Educação e Agentes de Endemias.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

A Secretaria Municipal de Saúde deu início hoje 23/08/2010 na Secretaria de Urbanismo e Ação Social uma capacitação para os profissionais de enfermagem das salas de vacina das unidades básicas de saúde e Unidade Mista de Saúde "Raimundo Nonato Cândido". Está sendo ministrado pela enfermeira Salisete Sales e demais enfermeiros do Município, de acordo com a Secretária de Saúde Conceição Medeiros o objetivo principal do curso é: Capacitar os profissionais aprimorando conhecimentos e melhorar a qualidade da assistência prestada a população upanemense. Tendo apoio da Prefeitura Municipal de Upanema. O encerramento da capacitação está previsto para 26/08/2010.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Semana Mundial de Aleitamento Materno

A Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Prefeitura Municipal promoveu um treinamento sobre a importância do aleitamento materno exclusivo durante os 06 meses de vida com os ACS (Agente Comunitário de Saúde) e enfatizou com as nutrizes (mães que amamentam) a importância do vínculo afetivo da mãe e filhos durante a amamentação. Teve como palestrantes: A enfermeira Regivânia e Assistente Social Goreth Sales com a presença da Secretária de Saúde (Conceição Medeiros) e o Coordenador do Selo UNICEF (Danilo Freire).

FONTE:  upanemasaude.blogspot.com

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Secretaria de Agricultura realiza apreensão de animais soltos nas estradas do município


Em virtude da inércia dos órgãos competentes e da falta de cuidados de alguns criadores de gado, a prefeitura Municipal de Upanema/RN, através da Secretaria Municipal de Agricultura está realizando a apreensão de animais soltos as margens da BR-110 e RN-405 que liga Upanema á Mossoró. A ação preventiva tem como principal objetivo evitar acidentes causados por animais na pista. Para isso,  a prefeitura Municipal contratou uma equipe para fazer a contenção e apreensão desses animais e ao mesmo tempo orientar aos produtores (as) sobre a importância de manter os animais presos, em local seguro, evitando assim maior prejuízo á população.  Para o Secretário Municipal de Agricultura, Aisamque Dályton, é muito importante a colaboração dos moradores da zona rural, no sentido de evitar que os animais se desloquem para a BR e ao mesmo a colaboração de todos, informando da existência dos animais em locais estratégicos. As informações podem ser repassadas para Secretaria Municipal de Agricultura.
FONTE: Com informações da Secretaria Municipal de Agricultura.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Prefeitura lança programa Compra Direta 2010 e entrega trator para agricultores do município



Os agricultores do município de Upanema receberam ontem importantes ações para o fortalecimento da vida do trabalhador rural. Primeiro foi o lançamento do programa Compra Direta 2010 e depois a entrega de equipamentos e um trator.


O programa Compra Direta é uma parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Upanema para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar visando atender a demandas de alimentos de populações em risco alimentar.


O lançamento do programa em Upanema foi realizado na sede da Secretaria de Agricultura do município. Vários agricultores e representantes de instituições beneficiadas com o programa participaram do momento. Aisamaque Dályton, secretário de Agricultura, considera o programa idealizado pelo Governo Federal como um dos mais importantes para o município. Com uma população rural maior que a urbana e mais de vinte projetos de assentamento, Upanema tem vocação para o trabalho rural. “O programa é perfeito, pois gera emprego e renda para os agricultores e beneficia pessoas com necessidades alimentares”, afirmou o secretário. A prefeita Maristela Freire da Costa também elogiou o programa e reafirmou o compromisso em apoiar com o trabalho de distribuição e cadastro de agricultores e associações. Maristela destacou também a participação das mulheres trabalhadoras rurais nesse programa. “Se olharmos bem, a maioria dos produtos são feitos ou plantados por mulheres. Isso é um avanço, pois antigamente a agricultura era sinônimo de trabalho masculino”, disse.


O programa teve um avanço muito grande em relação ao ano anterior. Os números mostram que os recursos destinados ao município tiveram aumento significativo. Em 2009 foram R$ 35.000,00 e em 2010 estão assegurados R$ 70.000,00. O número de agricultores cadastrados também aumentou, saltando de 60 produtores em 2009 para 80 nesse ano. Outro aumento foi no número de instituições beneficiadas, que no ano de 2009 somavam 20 e em 2010 são 23. Os produtos adquiridos são aqueles que são produzidas pela agricultura familiar e já fazem parte de uma lista pré-determinada pelo Governo Federal. Ovos, frutas, queijo, hortaliças, doce entre outros, agora fazem parte do cardápio de instituições como escolas, creches, grupos de idosos, grupo de mães etc.


Em outro momento, a prefeita Maristela entregou uma patrulha mecanizada, contendo uma pipa, uma grade de arrasto, uma lâmina para o corte de terra, um carroção e um trator. O kit foi adquirido com o apoio do deputado Henrique Eduardo Alves, através do Governo Federal e o Governo do Estado. O kit será destinado a ajudar os agricultores do município, com prioridade para os integrantes da agricultura familiar. “Esses equipamentos e essa máquina têm uma importância muito grande para o município. O homem do campo ganha mais um apoio e nossa administração tem o orgulho de entregar mais um beneficio para aqueles que vivem na zona rural”, afirmou.  Maristela citou ainda alguns investimentos para o homem do campo, como a construção de 03 Unidades Básicas de Saúde na zona rural e a entrega de mais um ônibus 0Km para os alunos do P.A. Palheiros III. “Não estamos parados! Estamos sempre correndo atrás de recursos, de ações e melhorias para nosso povo. Os resultados estão aqui”, finalizou a prefeita.


FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO –ASSESSORIA DE IMPRENSA